Fliporto - mais uma vez em Olinda


Como é bom ler, não? Se você ainda não descobriu esse prazer que é ler um bom livro, é bom procurar experimentar esse universo que é tão grandioso e delicioso. Eventos que estimulam a leitura são sempre bem vindos. E uma das maiores feiras literárias do mundo começa hoje, em Olinda (pela segunda vez): FLIPORTO - Feira Literária Internacional de Pernambuco e deve atrair do dia 11 até o dia 15, cerca de 80 a 120 mil pessoas.
 Eu na FLIPORTO do ano passado. A homenageada foi Clarice Lispector. 

Este ano o tema é "uma viagem ao Oriente" e o homenageado é o sociólogo, antropólogo, historiador e escritor pernambucano, Gilberto Freyre. A feira é em sua maior parte um evento gratuito. Apenas a parte da paletras, que na verdade é um congresso literário, é que é paga, com ingresso no valor de R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 a meia entrada. Este ingresso dá direito a partcipar de todos os painéis e palestras, menos o de abertura, que começou essa sexta-feira (11/11) às 18 horas, com o médico indiano Deepak Chopra, com o tema "Cura, transformação e consciência". A participação nesta palestra foi um pouco mais cara. Afinal, Deepak Chopra é considerado um guru em todo mundo, com várias obras conhecidas como "As sete leis espirituais do sucesso", "A cura quântica" e "O Efeito Sombra" (mas confesso que não li nenhum de seus livros! rsrs). Além das palestras, a FLIPORTO conta com feira de livros e espaços específicos para crianças e adolescentes. A preocupação é criar o hábito da leitura nos jovens. Pensando nisso,também foi criada desde setembro, aliás, uma biblioteca virtual, à qual todos terão acesso na biblioteca de Olinda - a Biblioteca Nuvem de Livros. O nome já é bem sugestivo, né? Livros de todos os gêneros e até mesmo visitas guiadas aos museus mais importantes do mundo, tudo isso ao alcance da população. Esse projeto foi criado pensando especialmente nas instiuições de ensino mas estará disponível para todos que tiverem interesse. .
Além da parte literária, teremos show s musicais de artistas como a cantora Taryn Szpilman e o cantor Jorge Benjor. Também haverá espaço para a sétima arte, no Cine Fliporto, onde fica a FOCCA - Faculdade de Olinda. e a programação estará dividida em três eixos: uma mostra Gilberto Freyre, que é o homenageado da feira este ano; uma mostra Oriente, que é o tema do evento; e uma homenagem ao diretor Guel Arraes e a Tizuka Yamazaki.
Até mesmo um evento gastronômico vai rolar durante a Feira! Ou seja, é cultura para todos os lados! Quem está aqui pelas redondezas de Olinda, Recife, não pode deixar de dar pelo menos uma passadinha por lá! ;) Eu vou!!!

Quem quiser conferir todos os detalhes, a programação e como chegar, é só acessar o site.

Comentários

Postagens mais visitadas