Dia da Música


Hoje é o dia da música, dia de Santa Cecília, padroeira internacional dos músicos e, também, dia do músico. Ou seja, é uma data especial! :) Quis registrar aqui minha homenagem a todos que fazem a vida ser bem mais interessante, através da música. Não consigo imaginar o mundo sem música! Até quem não é lá muito musical não conseguiria viver sem ela. Acho que o ser humano teve que "criar" a música para conseguir sobreviver! Desde os primórdios, através dos tambores, ela ecoou. Fez parte da História, incentivou os guerreiros, elevou as preces, embalou romances, inspirou artistas, marcou tantos momentos. Músicas que ultrapassaram a barreira do tempo, dos séculos até. E ainda hoje são interpretadas e emocionam pessoas de todas as idades. Músicas de raiz, de ritmo forte, que nos remexem os quadris. Músicas que dão arrepios, que fazem a gente prender a respiração em suspense. Músicas que nos fazem chorar... de tristeza, de alegria, de saudade... de amor. A música tem um poder quase sobrenatural. E até é capaz de curar almas! Ela liberta pessoas, leva esperança a tantos corações. Dizem que os anjos tocam arpas, que as trombetas soarão no apocalipse, e que certas músicas mais parecem trilhas sonoras do inferno! rsrs Crenças e/ou preconceitos à parte, há músicas para todos os gostos! Essa é sem dúvida uma expressão artística totalmente democrática!  Isso porque é feita por pessoas de todas as partes do globo, de todas as raças e classes sociais. 


Fico imaginando o começo... quando de repente algum som da natureza inspirou um tamborilar de dedos, uma batucada... quando o vento soprou numa fresta entre as pedras e então fez surgir o som... ou talvez o canto dos pássaros. tenha sido a inspiração! E quando foram criados os primeiros instrumentos... quando, num momento sublime, alguém cantarolou a primeira canção. O instante exato nós nunca saberemos. Mas com certeza foi um momento divino. A música é o tipo de coisa que me faz acreditar numa conexão com algo maior. A inteligência é algo impressionante. E vez enquando me pego encantada com as coisas que o homem foi e ainda é e será capaz de criar. Penso na complexidade das músicas eruditas, nas partituras dificílimas... Nos grandes gênios da música clássica... Penso nos compositores que até hoje enriquecem o acervo musical da humanidade. Penso nos cancioneiros populares, naqueles que transmitem canções de geração para geração. Penso naqueles que deram início a essa profissão tão bela, que é a de músico.
E quando falamos de músicos as pessoas muitas vezes tendem a pensar naqueles, famosos (e muitas vezes nem tão talentosos...rsrs)... Mas tantos são aqueles que, anônimos, melhor representam a sua categoria? Músicos que quase sempre não são valorizados como deveriam. A profissão de músico muitas vezes não é reconhecida. As pessoas querem curtir o som no barzinho, mas não querem nem pagar o couvert! rsrs Sem falar nas pessoas que não sabem nem o que estão fazendo e ainda se autodenominam músicos, enquanto outras pessoas passam a vida toda estudando e se preparando e sofrem as consequências de pertencerem a uma classe tão... heterogêna, digamos assim. É... não é mesmo fácil. Mas tem sua recompensa ser músico. Tem magia, tem um quê especial. E é por isso que tantos ainda seguem em frente. E tenho pra mim que uma vez músico, pra sempre músico... nunca se sabe quando esse nosso lado pode despertar outra vez. 

Tantas imagens, tantas palavras e nenhuma música? Seria impossível escolher só uma para ilustrar este dia. 

Meus parabéns a todos os músicos e musicistas.

Comentários

Elaine Marques disse…
Hehehe parabéns!! Dia importante, afinal música faz parte da vida!! Nem sabia q tinha um dia do músico... Sou 1° Soprano do coral da minha igreja, vale pra mim tbm!? Kkkkkk...
Bjos!
RetroMomentos disse…
Que belo post! Parabéns!!! Adorei ;) Bjuss

Postagens mais visitadas