Missão POSSÍVEL

Perder peso, manter o peso desejado, ter um bom preparo físico, uma vida mais saudável, tudo isso às vezes parece tão difícil, mesmo a gente sabendo todas as teorias sobre o assunto... O difícil mesmo é colocar na prática. Sabe, simplesmente trocar aqueles alimentos que a gente está careca de saber (e bem gordinha também) que são calóricos, gordurosos e nem um pouco saudáveis por aqueles que a gente também já cansou de ouvir que são ótimos para a saúde e para a silhueta; fazer exercícios físicos regularmente. Enfim, reduzir a quantidade de calorias e aumentar a quantidade de exercícios, especialmente os aeróbicos, é claro. A receita parece simples, mas por que é tão complicado o tal "modo de fazer"? 
Os ingredientes a gente já sabe: verduras, legumes, frutas, cereais, bastante água... e sabemos também quais são aqueles que devem ser usados com bastante moderação: sal, açúcar, gorduras... No entanto, acabamos deixando tudo desandar porque falta um componente essencial: a tal da FORÇA DE VONTADE. Na verdade é apenas ela que vai conseguir segurar os nossos impulsos e nos afastar das tentações. A tentação de comer um saco de batatinha assistindo televisão ao invés de pegar uma fruta na geladeira; a tentação de dormir um pouco mais ao invés de ir cedinho pra a academia; a tentação de comprar uma lasanha congelada cheia de gorduras, sódio e carboidrato ao invés de perder um pouquinho de tempo preparando uma comidinha saudável, entre outras.... 
Por que será que algumas pessoas (e eu me incluo, infelizmente entre elas) têm tanta dificuldade em abrir mão de hábitos que no final das contas acabam fazendo tão mal? É bem verdade que alguns fatores complicam bastante as nossas vidas. Ter "tendência a engordar" é uma coisa MUITO CHATAAAAAAA.... Enquanto vários amigos seus comem à vontade e continuam em forma, parece que só sentir o cheiro você já começa a engordar algumas gramas! rsrs E o que acontece? Você quer acompanhar o ritmo de quem não precisa se preocupar muito com o assunto e acaba se dando mal! 
Existe um outro fator que é um tanto psicológico. Alguns chamam de ansiedade. Ansiedade de que? Parece que de qualquer coisa... Você está estressada com o trabalho, come. Está entediada? Come! Está triste? Ah... que tal uma panela de brigadeiro? Está cansada? Come... Está feliz? Tem que comer pra comemorar depois de tanta comilança por outros motivos menos agradáveis.... rsrs A comida parece que surge como uma válvula de escape, uma forma de preencher um vazio existencial (essa foi profunda, não? acho que vou fazer psicologia! rsrs).
Ainda temos, é claro, o fator social. A comida é um meio de socialização entre as pessoas. Comemos juntos quando queremos nos aproximar, interagir... E recusar uma convite às vezes é até visto como antipatia e ninguém quer ser visto como antisocial, então, normalmente o que acontece é que todo mundo cai de boca! rsrs É lanchinho, é happy hour, é festa surpresa... São inúmeras as desculpas para sair da dieta! E para provar que eu não minto e o quanto eu sofro, aqui vão umas fotos de alguns "lanchinhos" que aparecem lá no meu trabalho! rsrs

Detalhe: nesse dia não era aniversário de ninguém! 


Torta de aniversário  
(essa foi no meu aniversário do ano passado. é a minha preferida! aaaaaaaiii que delícia!)


Sem falar nas calorias dos happy hours e demais confraternizações! rsrs
(Bom, chega dessas fotos que já tá começando a dar água na boca...)

Pois é... como eu ia falando... há váaaaaarios fatores que acabam muitas vezes fazendo a gente desistir da dieta logo no primeiro dia na primeira semana! Mas querem saber??? Eu estou realmente CANSADA e até ENVERGONHADA de sempre desistir. Para terem uma ideia, no dia 03 de abril de 2010 eu criei uma tag neste blog chamada MINHA DIETA. Desde então, essa tag só teve 3 posts (este é o quarto). Isso já mostra um pouco do quanto eu levei a sério, né... E começei a engordar desde que saí da faculdade, há um pouco mais de quatro anos. Sempre tive tendência e fases de ficar mais gordinha, mas desta vez eu bati meu recorde. Definitivamente, esse não é o tipo de recorde que a gente gosta de superar, né?
Para não cansar demais vocês com essa história, vou apenas dizer uma coisa. Quero ver minha reeducação alimentar como algo possível. Sei que não é fácil, mas sei também o quanto vale a pena. Eu sinceramente gosto mais de estar com um peso saudável do que de uma fatia de torta. Então por que venho fazendo as escolhas erradas? 

Aguardem: esta saga continua!

Comentários

Mi disse…
para conseguir emagrecer a pessoa tem que ter muito auto controle e força de vontade.
otima semana
beijinhos
Unknown disse…
oii Carol as tentações são mtssssssss mas realmente só com mttttttt determinação. boa sorte. bjs e ótima semana.
debytm disse…
Eitaaa, sei bem como é isso, hein?! Mas tem q ter muita força de vontade msm! A minha sorte é q eu adoroo as comidinhas saudáveis e n faço nenhum esforço p comer...

Boa sorte nessa sua saga!
Xêro grande!!!
Anônimo disse…
OI Carol
Tbm to nessa missão
Bjokas

Postagens mais visitadas