Streetstyle - de onde veio essa mania?

Outro dia eu estava vendo um post da Mariana Inbar, do blog Petiscos, da nossa querida Julia Petit, e um dos comentários que me chamou a atenção foi sobre a grande quantidade de fotógrafos de streetstyle que temos atualmente. Parece que de um ano pra cá duas coisas pipocaram no mundo fashion: os blogueiros de moda e os fotógrafos de streetstyle. E é claro que muita gente faz isso por hobbie, de uma forma amadora, mas também tem pessoas investindo sério e fazendo um trabalho profissional na área. Mas de onde será que veio essa vontade toda de fotografar o estilo das pessoas nas ruas?
Eu ainda me lembro que desde quando começei a me interessar por aquelas revistas femininas de adolescentes (Revista Querida, Atrevida, Capricho, etc e tal...) já tinha vez ou outra aquela sessão com fotos de pessoas nas ruas e aquela indicação se o look era "certo" ou "errado" e dicas de como vestir! rsrs Mas na época nem sonhava com essa febre da moda de hoje em dia. De qualquer maneira, o fato é que existem pessoas ganhando dinheiro com isso há algum tempo e algumas delas são mundialmente reconhecidas nesse universo.
A Vogue Brasil deste mês trouxe uma matéria bem interessante sobre um homem que seria considerado o pai do streetstyle. O nome dele é Bill Cunningham. Vocês já ouviram falar?
Ele é esse senhor simpático, que vem fotografando as pessoas nas ruas de Nova York para sua coluna "On the street" no New York Times há cinquenta anos! Seu trabalho é mais que um trabalho de moda. É um trabalho de história! Ele tem documentada a evolução do estilo de vida nova iorquino. Seu legado é tão importante que recentemente foi feito um documentário sobre ele, chamado Bill Cunningham New York e que deve estar sendo liberado hoje para reprodução. 


Uma coisa legal e que fez a diferença no trabalho de Bill ( já tô íntima, né? kkkk) é que ele percebeu que não adianta fotografar apenas portas de desfiles e eventos de celebridades. Diz ele que quando fotografa olha apenas para o look e muitas vezes fotografou celebridades sem nem mesmo perceber! Ele não é um fotógrafo cheio de técnicas, mas seu olhar é especial e merece sem dúvida esse reconhecimento. Se não fosse ele, talvez não existissem hoje tantos blogs que a gente adora, como é o caso do famoso The Satorialist, Jak&Jil Blog , Garance Doré , Fashiontoast e outros... Se não fosse ele talvez nem os nossos humildes bloguinhos existissem hoje! rsrs Então, com certeza é super merecida essa homenagem. Quem tiver inclusive a oportunidade de assistir ao documentário, acho que deve ser bem interessante. Agora se perguntarem se ele próprio vai assistir, pode se surpreender ao saber que ele vai estar muito ocupado e prefere não ver o filme. Pelo visto, ele ainda tem muita coisa pra fotografar! :)

Beijinhos, pessoal!

Fontes: Vogue Brasil (edição de março/2011), New York Times , Think Fashion , Wikipedia

Comentários

querou aquino disse…
na primeira vez que ouvi falar dele, fiquei impressionada em saber que ele já fazia isso a milênios. realmente achava que era um fenômeno recente. e, como você disse, acho muito irado isso de ter cinquenta anos de fotos que documentam a evolução do estilo de uma cidade... daqui a 100, 200, 500 anos as pessoas vão poder olhar pro trabalho dele e saber como era o dia-a-dia e como era a moda em NY. um historiador da vida cotidiana. muito foda. :)

beijos,
carol
Oi, Carol (me perdoe a intimidade)..

Andei olhando seu blog, realmente aqui tem coisas interessantes, é muito chique seu espaço. Adorei! Voltarei mais vezes.

Um beijo.
Luiza disse…
Simpático? Se encontrasse esse velhinho na rua eu sairia correndo, isso sim! E ele só de sacanagem ia me colocar na seção de "errado" da revista kkkk
Anônimo disse…
Ai meu Deus eu não gostaria de encontra-lo não rsrsrs
Grazi & Vitor disse…
Nossa! Adorei saber disso. Nunca tinha parado pra pensar nessas coisas. Lembro bem dessa coluna de certo e errado das revistas. Acho que tudo começou ali... hehehe Eu já tinha ouvido falar desse fotógrafo, mas não sabia de toda essa história profissional dele.
Parabéns pelo post!
beijão!
to passando para dexar.....
bjnssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com
Carol, adorei o post, eu li na Vogue, muito legal, e muita nem faz ideia que ele exista, achei a matéria bem interessante, bjs, Va

Postagens mais visitadas