Dança do Ventre - mais um pouco de história

Olá, meninas... Este é o terceiro post da tag #A Bela Dança e vou falar um pouquinho mais do aspecto histórico e de algumas bailarinas que marcaram a difusão da Dança do Ventre como uma arte reconhecida em todo o mundo. Como já mencionei, a Dança do Ventre teve início na Antiguidade, como uma forma de expressão cultural e religiosa. Com o tempo ela foi perdendo seu significado ritualístico e passou a ser praticada em todas as partes do globo.
A dança do ventre meio que se divide em três escolas:
A egípcia, que é mais clássica, caracteriza-se por ter movimentos mais sutis de quadril, bastante domínio dos tremidos (o que não é nada fácil) e movimentos típicos do balé nas mãos e braços... tudo é bem delicado.
Tahyea Karioca - dançarina egípcia que participou de vários filmes de Hollywood, contribuindo para a divulgação da dança do ventre

A escola norte-americana apresenta movimentos mais amplos de quadril e os deslocamentos são bem mais elaborados que os da escola egípcia. Utiliza movimentos do jazz e os movimentos de mãos e braços são mais explorados, inclusive muitas vezes com o uso de véus.

A terceira escola é  a Libanesa, onde os tremidos (os chamados shimmies) são mais amplos e feitos de forma mais informal. Os deslocamentos são bastante simplificados, diferentemente do que acontece na escola norte-americana, mas nem por isso a dançarina libanesa descuida de seus movimentos de braços e mãos, que também são bem elaborados.

Nadia Jamal - dançarina libanesa, responsável pelo surgimento da primeira escola de dança do ventre em Beirute, Líbano.

E você pode estar se perguntando: e no Brasil? Como é que funciona??? Por aqui as dançarinas estudam todos os estilos a fim de ampliar seu repertório, enriquecer suas coreografias, misturando vários elementos diferentes. Hoje em dia são comuns até mesmo fusões com ritmos bem brasileiros, como o samba! O importante é ter técnica e estudo. Com criatividade e conhecimento, o Brasil tem formado bailarinas de dança do ventre incríveis!

O vídeo abaixo é uma bela demostração da mistura brasileira. A bailarina de dança do ventre Soraia Zaied, arrasando em palco egípcio com uma coreografia totalmente made in Brazil!  O vídeo é um pouco grande mas vale a pena ver! É incrível!







Comentários

Oficina Chic disse…
Muito legal a história, adorei!
Beijos, gabi
Shop Store disse…
Carolina, muito massa a história e o vídeo um verdadeiro espetáculo.... AMEI!!!!

Que dança maravilhosa!!!

Bjssss
Shop Store disse…
Carol, tem selinho pra vc lá no blog http://shopstorebrasil.blogspot.com

Bjss
Luana disse…
acho a dança do ventre linda demais!! adorei o post!

bjos,
Luana

belasperolas.blogspot.com
@belasperolas
Ingrid Machado disse…
Oii, vi que vc é de Recife, eu tmb sou! Adorei sua matéria sobre dança do ventre! Eu fazia tribal fusion, já ouviu falar?

Bsos
Thayse Stein disse…
que legal esse post ;D
super completinho
beijinhos flor
La Esmaltaria. disse…
Acho uma dança super linda! *-*
Beijçao flor
@atmosferaglamou
Ingrid Machado disse…
Poxa, quero muito voltar tmb pro tribal, eu estava tendo aulas ateh semestre passado mas ai a professora tirou folga! As fotos da Alison são maravilhosas mesmo!
^^
Podemos trocar links???

:)

Bsos
Luxo de Pink disse…
Oi Carol!
Adoraria aprender dança do ventre!
Vc ta sumidaa!

Bjinhosss
Anônimo disse…
Adorei o post! Conheci o blog hoje e já amei, parabéns flor *-* Depois dá uma passadinha lá no meu, viu? Rs, beijos
Vívian Prata disse…
Tá rolando o primeiro sorteio do NADA BÁSICO! 5 esmaltes da coleção Verão 2011 da Arezzo!
Corra e participe!

http://nbasico.blogspot.com/2010/08/1-sorteio-nada-basico.html

Beijo grande

Postagens mais visitadas