Moda Japonesa: As Lolitas - Parte I



Uma das vertentes da moda japonesa é a chamada moda Lolita, ou Loli, que por sua vez, também se subdivide em vários estilos. Esse tipo de moda é considerada alternativa e seguida por admiradores de todas as partes do mundo. Mesmo aqui no Brasil encontramos pessoas que adotam esse estilo, o que geralmente é visto com bastante estranheza. Mas para que torcer o nariz para esse estilo diferente de se vestir e se produzir, se podemos conhecê-lo melhor e quem sabe absorver algumas características para o nosso estilo pessoal? Além disso, é sempre importante RESPEITAR as diferentes culturas e gostos. Afinal, moda é uma forma de expressão, e não podemos esquecer que vivemos na era da liberdade de expressão! Para muitas pessoas, a moda lolita{ assim como outros aspectos da cultura oriental}  é uma espécie de hobbie, e elas se dedicam com muito afinco a fazer todas as produções de roupas e acessórios, exatamente como uma autêntica lolita japonesa deve fazer. Mas também existem aquelas pessoas que simplesmente admiram a moda oriental e querem dar um toque diferente e criativo em seus looks, colocando aquele pezinho do outro lado do mundo, mas sem abandonar o seu estilo mais ocidental de ser. 


Resolvi, então, fazer inicialmente, uma breve explanação sobre cada um dos estilos de Lolitas Japonesas. Depois, podemos ver algumas formas de adaptar essas influências  ao nosso dia a dia. Como o assunto deve se estender, acho melhor dividir em pelo menos duas partes.  

Para começar...vamos ao Japão???


Então, a moda lolita teve suas primeiras manifestações nos fins da década de 70, início da década de 80, inspirada na cultura na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e num sentimento nostálgico, ou seja, na lembrança e saudade de outros tempos. Existe toda uma preocupação em parecer infantil, inocente, diferentemente daquela imagem da lolita bastante sexualizada que conhecemos. São usadas saias, rendas, babados, decotes altos, franjas retas e cabelos cacheados, praticamente em todos os estilos de lolitas japonesas. Pode até parecer estranho, mas quem nunca assistiu àqueles desenhos japoneses e simplesmente quis ser uma daquelas personagens? Verdadeiras bonequinhas, com aqueles vestidos e cabelos... Tudo divertido, infantil, feminino...
Sakura Card Captors - ela é muito fofa, né? :D

Tá bom que os animes são um capítulo à parte nessa história. Mas eles também fazem parte dessa cultura oriental que tanto nos encanta e que acaba inspirando também a moda. Afinal, tenho pra mim que a moda está em tudo. E nosso estilo vai se formando a partir de tudo que faz parte de nossa vida. Inclusive, os programas que assistimos, os livros que lemos, as músicas que ouvimos. Tudo vai influenciando também a forma como nos mostramos para o mundo. Nossas roupas, as cores que usamos, os enfeites, etc...
Mas... voltando ao assunto. Como eu tinha dito no início, a moda Lolita tem várias subdivisões e eu vou falar um pouco sobre elas. Mas de logo vou adiantar que, pelo que pude observar, alguns estilos tem características muito semelhantes e chegam a se confudir. Tanto que quando pesquisei no google, muitas vezes uma imagem que aparecia como sendo de um estilo, em outro lugar aparecia como sendo de outro. Então, a intenção aqui não é dirimir todas as dúvidas. Mas apenas dar uma leve noção e, principalmente, apresentar as imagens, que falam por si só. As imagens é que vão mostrar como é interessante esse modo de se vestir e se enfeitar e como pode ser inspirador.

A primeira delas é o Classic Lolita. Ou seja, a Lolita Clássica. Ela se veste seguindo influências do estilo vitoriano, com muitos babados, muitos detalhes, rendas, muita riqueza! O comprimento das saias e vestido da Lolita  Clássica, costuma ser maior do que o de outros estilos. É um estilo um pouco mais maduro do que o das demais Lolitas. Os acessórios são clássicos e luxuosos, como camafeus, pérolas, flores artificiais, laços aplicados... e as cores são as mais clássicas, como vinho, esmeralda e creme. Também são usadas estampas florais e xadrez, só que não devem ser tão meigas quanto as da Sweet Lolita, que aí já é um outro estilo.Outra característica dessa Classic Lolita é a cintura imperial, que começa a marcar logo abaixo do busto.A intenção da Lolita clássica é ser elegante e nobre, e não tanto infantil e meiga como as demais.





O Sweet Lolita é um dos estilos mais comumente visto pelas ruas. É o estilo mais infantil, com estampas de bichinhos de pelúcia, com cores em tons pastéis, tudo fazendo aquela linha "bebê": rosa bebê, azul bebê... tudo bebê! hehehe Enfim, é tudo muuuuuuito meigo! Uma moda quem quer ficar com aquela carinha de cupcake! :D  Elas também podem carregar bolsinhas de mão em forma de bichos de pelúcia, tudo bem infantil... Um fofura! Vamos ver?



Acrescente a esse estilo Sweet Lolita uma boa dose de acessórios, como perucas coloridas, uma make mais ousada, tudo com muita cor, pulseiras, brinquedos... E pronto, você agora está diante de uma Deco Lolita!

So cute!!! <3

Um outro estilo de Lolita, são as Hime Lolitas. Elas procuram se vestir sempre de forma impecável, como verdadeiras princesas. Talvez eu possa dizer que são um estágio mais avançado das Classic Lolitas, para que fique mais didático. Elas fazem questão de usar vestidos elegantes, como os de uma princesa. Acessórios como pequenas coroas, tiaras e as clássicas pérolas, são bastante comuns para compor esse visual. 


Mas não pensem que todas as Lolitas usam apenas roupas meigas, de cores clarinhas e coisa e tal... Elas podem lhe surpreender com um visual bem menos rosa! rsrs

Para começar, temos o estilo apontado em vários sites como sendo o mais comum entre as Lolitas: é a moda Gothic Lolita. Ela se inspira nas roupas de luto da era vitoriana. As cores mais comuns são o preto, o azul escuro, o cinza e o branco.  O vermelho também pode aparecer. Contrastes entre a cor clara e a escura são muito comuns. Saias em formato de sino, sem muitos exageros. As plataformas são muito usadas nesse estilo. Para compor o look, elas podem usar adereços como crucifixos, caveirinhas, mini cartolas.. A maquiagem, por sua vez, não é tão dramática como no gótico ocidental. 

Pegadinha: apesar das cores claras, esse é um look de lolita gótica!


Aqui já é mais fácil identificar! rsrs

Outro estilo mais radical de Lolitas, é a Punk Lolita! uhuuuu Ela mistura características do estilo punk , bem streetstyle, com outras características típicas das Lolitas, como as saias com babados, mangas fofas, etc.


Agora o mais radical mesmo, é o estilo GuroLolita, que traz as lolitas com alguns adereços nem um pouco meigos, mas sim, grotestos (significado da palavra "guro") . Elas aparecem com manchas de sangue falso, tapa-olhos, coisas assim. Por motivos óbvios, não é um estilo muito comum. Apenas em algumas ocasiões especiais (= tipo... halloween? rsrs) é que elas aparecem...

 Parece filme de terror, né, gente? kkkk

Wa-Lolita e Qi-Lolita 

A Wa - Lolita usa roupas de lolita misturada com peças tradicionais do vestuário japonês.  A Qi-Lolita usa roupas de lolita misturadas com pelas tradicionais do vestuário chinês. Entenderam a diferença??
É muito detalhe, não é?? Mas não se percam, meninas! Confesso que na prática eu não consegui identificar muita diferença entre esses dois tipos de Lolita! rsrs



Ainda existem outros estilos. Ao que parece as Lolitas estão sempre se transformando. As meninas vão acrescentando toques pessoais às Lolitas tradicionais e aos poucos vão surgindo vários tipos diferentes. 
As Country Lolitas, por exemplo,  misturam elementos da Clássicas Lolitas a uma presença maior de estampas de frutas, de xadrez, junto a acessórios como chapéus de palha, cestas, dando uma ideia de menina camponesa, a caminho de um piquenique.


Outro estilo é a Ero Lolita. É um estilo mais erótico de Lolita. Mas não deve ser confundido com vulgar. Apenas as saias são um pouco mais curtas, por vezes os vestidos não possuem mangas, podem ser usados acessórios como luvas compridas e meias arrastão, botas de cano alto e corsets.


Existem, ainda, as Shirololitas e Kurololitas. O que significa??? As shirololitas usam apenas branco, off-wite e creme. As Kurololitas só se vestem de preto. Elas podem se vestir de acordo com qualquer um dos estilos de Lolita, desde que obedeçam apenas essa regra referente às cores. 

 Shiro Lolitas

Kuro Lolita
Um estilo muito fofo é o da Sailor Lolita. Ela mistura à moda Lolita características de uniformes de marinheiro. Fica muito bonitinho. Olha só a imagem:


Pronto, gente... é isso. Hoje mostrei a maioria dos estilos de Lolitas para vocês conhecerem. No próximo post vou mostrar algumas imagens de um estilo mais flexível, que o Casual Lolita. E também vamos ver algumas formas de trazer elementos dessa moda japonesa para o nosso dia a dia Espero que tenham gostado!
Quero agradecer à Diva, do Totalmente Diva , que me deu a dica do site http://victoriasdolls.multiply.com , que foi muito útil para a pesquisa.

Outras fontes:
Google imagens, Wikipédia

Nota: A primeira da imagem é um estilo de moda japonesa, mas não são Lolitas. Esse modo de vestir mistura elementos Lolita com a moda anos 80, anos 90. E vou falar sobre ele no próximo post.

Comentários

Thayse Stein disse…
carol, que louco esse post! bem legal você falar disso aqui. achei bem interessante. beijinhos flor!
Larissa Matias disse…
Bem japonesa mesmo. Lolita eu lembro do filme, kkkkkkk mt bom por sinal. Axo tão meigo as japonezinhas de Lolita, pq elas tem um jeito doce e delicado...

^^

lindas
Cammy disse…
Oi Carol!
QUE BARATO!!!
Cada vestido mais louco!!!
Adorei o post!
BJAO BOM FDS!
Unknown disse…
Acho um jeito mangá de ser, bonito nelas.
Luxo de Pink disse…
Adorei esse post, mto interessante!
Pude ver ao vivo essas lolitas quando fui a Tokyo. É incrível como a tradição e a modernidade convivem lá. Cada um se veste e se expressa do jeito que quer...é muito divertido!!!

Bjinhosss
Unknown disse…
oie q fofo esse estilo! beijos
Lolitas são mto fofas, até a Gwen já caiu de amores e lançou uma coleção baseado nelas ^^
Unknown disse…
Oi Carol,
que post interessante.
tem uns até fofinho né?
Beijinho
Deliriosdadayse.blogspot.com
Luana disse…
Acho essas lolitas tããão meigas e fofas! adorei o post!

bjos,
Luana

belasperolas.blogspot.com
@belasperolas
Unknown disse…
NOSSA SEU POST FOI O MAIS XPLICATIVP SOBRE LOLITAS Q EU A LI!

AMEEEEI
VOU TE SEGUIR ME SEGUE TB
BJKS
Anônimo disse…
Eu gostei da moda japonesa
os vestidos parecem de boneca
muito lindinhos
Bjus
Adorei esse post!
Pensava que Lolita era tudo igual... gostei de saber de cada característica...
Mas quanto a usar... só nas bonecas ou em festa a fantasia... hehehe
Mas vou esperar pelo próximo post para saber como posso aproveitar.
Beijosssss
La Esmaltaria. disse…
Adoro essa moda Lolita!
Quero ir pra lá só pra comprar tudo e voltar, UHSDAHUSDAUHA. Acho lindo *_*
Beijo flor, amei o post
Anônimo disse…
eu tenho uma prima que nasceeu morou aqui e voltou pro japão aposto que ela se veste assim ?:D
Gabrielly Rosa disse…
Ótimo FDS, Honey... ;D
Gostei do post, apesar de naum curtir muito esse estilo.

KISS*
G.R ♥
http://gabriellyrosa.blogspot.com
Artes da Natacha disse…
Adorei! Não sabia que tinha tanta lolita. Aliás não sabia nem que tinha moda lolita. rss
Uma coisa que entendi é que essa moda teve reflexos nos desenhos, pois se parecem muito. Como você disse que nunca quis se parecer com uma? Eu por exemplo quis. rss
Bjs
Anônimo disse…
Amei, tão lindo!! Post maravilhoso!!!

Beijos e bom domingo!!

Postagens mais visitadas