Dança do Ventre

Olá, meninas! Como já comentei aqui sou uma apaixonada pela Dança do Ventre. Desde que abri a tag #A Bela Dança, ainda não tinha feito nenhum outro post sobre o assunto. Então, eis que entrei no blog da Jacky Simionato e descobri que ela, além de linda, maquiadora profissonal, artesã, ainda é uma bailarina de dança do ventre! Inclusive ela está para se apresentar em Juiz de Fora, então, vamos todas mandar boas vibrações!  "."

Bom, é sempre bom encontrar pessoas que se interessam pelas mesmas coisas que a gente, né? Fiquei muito feliz! E isso também me fez lembrar que a tag estava bem paradinha! rsrs Por isso o assunto hoje é Bellydance! :D

Como eu já mencionei, trata-se de uma arte milenar. No entanto, aqui no Brasil ainda é bastante recente. As primeiras bailarinas de dança do ventre surgiram no Brasil na década de cinquenta! A pioneira aqui nas terras tupiniquins foi a bailarina SHAHRAZAD. Ela era palestina e chegou ao Brasil por volta de 1957. Surgiram outros nomes nessa época, mas até a década de oitenta a dança do ventre ainda era muito pouco difundida no Brasil, em virtude da falta de materiais, da dificuldade de acesso até mesmo às músicas árabes para dançar. Em junho de 1982, Jorge Sabongi criou a  Casa de Chá e CafeteriaKhan el Khalili, que existe até hoje, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Na época, a dança do ventre se limitava a dois ou três restaurantes árabes na cidade, apenas para reunir e entreter os imigrantes árabes. Essa situação só começou a mudar a partir dos anos 90 e a novela O Clone teve um papel importante na divulgação dessa dança oriental em nosso país. Quem não se lembra das cenas de Jade dançando?



O primeiro vídeo didático de Dança do Ventre brasileiro foi lançado em 1993, pela Casa de Chá egípcia Khan el Khalili, tendo como professora a então já bailarina Lulu Sabongi.

Com o passar do tempo uma quantidade de materiais didáticos cada vez maior foi sendo criada  (e até exportada!) e divulgada no Brasil. A quantidade de apresentações realizadas na Casa de Chá egípcia Khan el Khalili também aumentou.
Os primeiros Cds produzidos no Brasil vieram da família de músicos Mouzayek, liderada pelo cantor Tony Mouzayek. A coleção de Cds intitulada “Belly Dance Orient” encontra-se atualmente em seu 41º volume.Com 30 anos de carreira, Tony é um descobridor de talentos, lançou várias bailarinas, que graças a ele tornaram-se conhecidas em todo o Brasil. É aono da obra e produtor das fitas de vídeo de Soraia Zaied, bailarina de dança do ventre brasileira muito admirada internacionalmente, que hoje vive no Egito.
A família Mousayek também é proprietária da Casa Árabe, loja que existe há mais de quarenta anos e vende artigos para dança árabe, CDs, DVDs, instrumentos musicais, etc.... e fica no centro de São Paulo.
Existe também um famoso evento chamado Mercado Persa, que acontece todos os anos em SP e foi criado pela bailarina Samira Samia e é dirigido por sua filha, a também bailarina, Shalimar Mattar. Trata-se do maior evento de Dança do Ventre da América do Sul. Nele são realizadas diversas apresentações, concursos de bailarinas, workshops, são emitidos certificados de participação,  enfim... é um evento que reúne bailarinas de várias regiões do país. É um ambiente para amadoras e profissionais da dança do ventre, sempre em busca de aperfeiçoamento e aprendizado.
Deu para perceber que o grande pólo da dança do ventre no Brasil está em São Paulo. Em outras regiões do Brasil ainda é difícil ser uma praticante dessa arte, porque os materiais são caros, não existem muitas opções e os profissionais ainda não são muito valorizados.
Aqui em Recife ainda existem algumas companhias maiores e pequenos grupos que estão sempre se apresentando nos teatros locais, em alguns eventos que acontecem todo ano. Mas acredito que ainda não é o suficiente.
Em outros posts falarei mais sobre a dança do ventre por aqui e outros assuntos. Bjinhos, meninas!

Fonte: Central da Dança do Ventre

Comentários

Unknown disse…
acho linda a dança do ventre, tenho vontade de aprender! meu link-me tá certinho agora :)
beijossss
Unknown disse…
agora sim consegui te linkar! :)
beijos
Luana disse…
dança do ventre é tudo de bom né! nunca fiz, mas acho lindo! além de super definir o corpo né!

bjos,
Luana

belasperolas.blogspot.com
@belasperolas
Unknown disse…
Tambem sou apaixonada por dança do ventre, acho linda e sensual.

http://anitamakingof.blogspot.com/
Héstia disse…
Carolina, a natalie a outra dona do blog..ela vende! olha o perfil do orkut! deixa um recadinho pra ela
beijos
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11024047509455436513&aid=1235569109
Unknown disse…
blog perfeito
otimo final de semana
beijussss
Driks Barreto disse…
Oie!!!adorei o nome do seu blog,muito bacana!!!
É realmente dança do ventre é lindo e sensual,mais acho que a pessoa tem que ter personalidade pra dança-la,no meu caso...Não tenho!!!não tem muito a ver comigo,mais gostaria muito de fazer flamenco...
Adoreiiiiii também a sua visita,e vc tem toda razão,ela adorou o oratório!!!!Yupiiii tão gostoso quando a gente faz um presentinho e a pessoa curte né???
Volte sempre ta???e vá conhecer meu outro blog também...rs
www.badulaquesdadriks.blogspot.com
Beijokas e ótimo findi!!!
Unknown disse…
ahhhh sim , amanha eu coloco la , os vários jeitos de usar , sao lindus ne !!!!
Sandra Costa disse…
Acho bacana essa dança!!!
Bjinhos! :-)
Ai dança do Ventre é tudoooo, sempre quis aprender, eu até me arriscava nos movimentos mais fáceis, mas nada como uma bela aula...
Ameiiii aqui!!!
Beijão querida!!!
Anônimo disse…
eu dançava... pretendo voltaar!
:*
Karine NTF disse…
TBM JA DANCEI DANÇA DO VENTRE MAS QUANDO EU ERA PEQUENA :)

MINHA PRIMA DANÇA E EU FICO ENCANTADISSIMAAAA :)

BEIJOS

KARINE NTF
Luma Barreto disse…
Tenho muita vontade de aprender, acho muito bonita a dança!
Mas não tenho tempo para nada, não poderia me dedicar inteiramente à dança!
beijos :*
Eu sou a michele disse…
ja estou te seguindo e levei vc pra passear kkk
bjus to esperando vc la no blog viu
Anônimo disse…
Oi querida...
obrigada pela visita
adorei seu cantinho tbm
Bom domingo
Bjus
Jacky Simionato disse…
ahhhhhh florrrr...
que lindooo quase chorei
lendo seus elogios e pelo carinho
comigo. Muito obrigada flor!!!
Esse video da Jade é super fofo, né?
Adoro ver o que ela dança atrevidamente para a Maysa, hauhauha...
Correu tudo bem la em Juiz de Fora graças a força que vcs me deram, foi muito lindo! quando o video chegar eu posto para vcs junto com as fotos ta bom? beejo grande no seu coração":"
Artes da Natacha disse…
Olá!
Natacha é meu segundo nome.
Ainda vou aprender esta arte. rss

Postagens mais visitadas