Alanis

Hoje o assunto é Alanis Morissette! Essa canadense é uma das cantoras-compositoras que mais se destacaram mundialmente a partir da segunda metade dos anos noventa. Super talentosa, com um timbre de voz bastante peculiar, letras que parecem sair das páginas de um diário, desvendando aspectos da alma feminina, muitas vezes... Eu realmente gosto muito de suas músicas! Não vou dizer que conheço todas, porque são muitas  as canções! Mesmo antes do seu primeiro disco de sucesso, lançado em 1995, o Jagged Little Pill, ela já vinha mostrando seu talento de uma forma bastante precoce. A diferença é que seus trabalhos anteriores tinham um estilo mais pop dance e a partir do Jagged Little Pill ela passou a escrever músicas mais sérias, mesmo sendo ainda muito jovem. As músicas desse disco foram escritas quando ela tinha apenas 19 anos, então não tem o amadurecimento das músicas mais recentes. Mesmo assim é um álbum muito legal. Tanto que lhe rendeu vários prêmios! A música You Ougtha Know, desse mesmo disco, tornou-se um hino feminista na época e com ela Alanis ganhou o prêmio de melhor performance vocal feminino Rock.
A própria cantora, ao se referir a suas composições, declarou uma vez:


 "A maioria das canções são, de um modo indireto, realmente dirigidas a mim" diz Alanis do trabalho dela com Glen Ballard neste momento. Há um certo aspecto das canções que é muito confessionário, muito puro ...e está desacorrentado, como uma experiência espiritual."


Seu disco mais recente é esse aqui:

Ele é muito bom, embora não seja um dos meus favoritos. A música que mais gostei dele se chama Incomplete.

Aqui vai o restante da discografia:


O disco Under Rug Swept é um dos que mais gosto e foi produzido pela própria Alanis. Não há dúvidas de que se trata de uma grande artista, versátil, criativa, inteligente, estilosa... e eu adoro!
Espero que também tenham gostado!

Quem quiser saber mais sobre a Alanis, seu site oficial é muito bem feito, realmente massa! E também encontrei informações interessantes no site vagalume.

Comentários

Postagens mais visitadas